VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RESUMIDAMENTE, COMO FAZER UMA MONOGRAFIA?

Uma monografia é a dissertação científica sobre um tema.
Tudo tem início com a escolha do tema. Para o trabalho monográfico, o ideal é que o tema seja fechado, ou seja, que o pesquisador especifique sobre o que dissertará, quanto ao tempo, espaço e o assunto a ser tratado. Isso é tema.
Não se deve dissertar sobre um assunto (aberto), mas sobre um tema (fechado).
Por quê?
Porque sempre pode a banca questionar qualquer questão relacionada ao título. Se ele for abrangente demais, o pesquisador não terá condições nem de responder às perguntas nem de elaborar uma pesquisa satisfatória.
Assim, o tema soará perfeito quando parecer com algo do tipo: "o efeito dos raios gama nas margaridas do campo da cidade de Boa Viagem sob a perspectiva da Lei nº 1234/00". Veja que foi definido um objeto (o efeito dos raios gama nas margaridas do campo), o espaço (Boa Viagem) e o tempo (após a Lei nº 1234/00).

É desejável abordar como era antes, mas apenas no aspecto do que foi ou não alterado. Assim, se houver outra perspectiva que pode ser abordada, comente, apenas, "au passant".
Escolhido o tema, elabora-se um índice, que será a base para o estudo dos capítulos e subcapítulos. Não se preocupe muito com ele. O índice é dinâmico e é apenas um guia para a elaboração da pesquisa. Até o encerramento do trabalho, serão inseridos alguns capítulos e outros serão riscados. Com o índice, é também possível discorrer sobre alguma coisa antes de outra, independentemente da ordem em que será apresentado o trabalho final.
A introdução deverá ter o tamanho aproximado da conclusão e somente na conclusão pode o estudioso colocar sua opinião pessoal. Porque até então o trabalho será, apenas, tratado de forma impessoal (não se utiliza "nós", "eu", nem os verbos nessas pessoas. O corpo da monografia é impessoal porque é um trabalho científico, de pesquisa.
Quanto à pesquisa: pode ser de campo ou bibliográfica. Se de campo, deve descrever os elementos em que se fundamenta o trabalho: local, faixa etária, modo, o que e como foi perguntado. Se bibliográfica, não podem faltar as pesquisas diretas às principais obras acerca do tema, além daquelas que discordarem sobre qualquer ponto abordado. Se de mestrado ou doutorado, deverá ser pesquisado todo o material publicado, para que não se incorra no risco de se pretender defender uma tese já abordada por outro.
Acerca da dissertação, é ela uma somatória de introduções, desenvolvimento e conclusões. Assim, o todo é composto por uma introdução, o desenvolvimento (dividido em capítulos e subcapítulos) e uma conclusão. Cada capítulo e assim também todos os subcapítulos (que devem guardar um nexo de logicidade entre eles), tem a sua introdução, o desenvolvimento e a sua conclusão.
Outra dica importante é a de que cada capítulo deve iniciar em uma página nova e ainda que devem ser evitadas as linhas órfãs e viúvas.
Como é um trabalho científico, deve a monografia obedecer regras para a sua apresentação. Assim, existem normas oficiais, publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), quanto à disposição das páginas, citação da fonte, bibliografia, etc.
Tudo pronto, posso então desejar boa sorte!

2 comentários:

Anônimo disse...

Preciso escolher o tema e o orientador e estou com dificuldade.
Pode me ajudar?

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, boa tarde!

O tema deve estar envolvido com seus interesses, seja quanto à matéria, seja quanto ao assunto geral. Conforme se delineie, será mais e mais fechado, até se tornar definitivo.
Deve haver material disponível para pesquisa e, ao mesmo tempo, deve ser visto e analisado por um aspecto, ao menos, interessante.
O professor não necessariamente deve ser o mestre com o qual se tenha maior intimidade ou amizade, mas aquele que puder melhor assessorá-lo, desde os primeiros passos - inclusive com a escolha do tema.
Não significa que o orientador deva estar disponível, mas que possa ele guiá-lo e criticá-lo, para o desenvolvimento de um trabalho que, ao fim, seja gratificante.
Portanto, analise, em primeiro lugar, as matérias que mais lhe interessaram durante o curso e os assuntos que lhe despertaram curiosidade.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Ah, se eu pudesse! Você pode! A escolha é sempre sua.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!